Utilidades para o seu Lar!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Açúcar

A principal fonte de açúcar, no Brasil, é a cana, mas há outros. O de beterraba é muito usado na Europa. A cana é moída e transformada em melado que, processado, transforma-se em cristais, sendo estes refinados, produzindo o açúcar branco. Dependendo do processo de refinação utilizado, poderemos obter vários tipos de açúcar, os mais comuns:

Açúcar de melado: bem escuro, um tipo de xarope, com um sabor ligeiramente amargo.

Açúcar mascavo: úmido, castanho. É usado também em bolos de frutas, pudins, etc.

Açúcar demerara: cristais grandes de açúcar com melaço. Parecido com o mascavo, mas com cristais maiores.

Açúcar granulado: é o açúcar branco, com cristais maiores, com cerca de 1 mm. É utilizado com várias finalidades, principalmente nas cidades do interior, por ser mais barato e mais fácil de ser encontrado.

Açúcar refinado: é o açúcar de uso comum, mais utilizado nas cidades.

Açúcar de confeiteiro: é o açúcar moído, transformado em pó, geralmente misturado a amido de milho para evitar que se formem grumos. É utilizado em coberturas de pães, bolos e para cobrir docinhos, em geral.

Açúcar cristal: açúcar branco, refinado, com cristais maiores, mas que se dissolvem facilmente. Pode ser utilizado para vários fins, mas, quase sempre, nas receitas, é indicado para recobrir docinhos.

Açúcar em tabletes: é o açúcar granulado, misturado a calda e depois, moldado e deixado a secar. Pode, também conter corantes.

Açúcar aromatizado: é o açúcar aromatizado com alguma especiaria. O mais utilizado é o de baunilha.

Açúcar candy: na verdade, um tipo de doce, antigo, em que linhas mais ou menos grossas, eram mergulhadas na calda de açúcar e formavam, na linha, cristais grandes, quase que como pedaços de vidro. Atualmente, quase não é encontrado, por aqui.

Como Guardar

O açúcar durará vários meses, se for guardado em lugar frio e seco. Mesmo o açúcar em uso, deve ser guardado bem fechado.

Nenhum comentário: