Utilidades para o seu Lar!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CARNES - Comprar e Conservar


Sendo essencial conhecer os tipos de peças de carne, é também importante reconhecer a qualidade das mesmas. Considera-se de boa qualidade, independentemente da categoria, quando:

1. "Grão" fino quando a textura é untuosa, macia e o suco deve escorrer normalmente.

2. Massa muscular compacta, firme e elástica.

3. Gordura creme no caso da vaca e do boi e branca no caso do porco, do borrego e da vitela. Esta deve-se apresentar em lâminas e grãos razoavelmente finos, através da massa muscular.

4. Cor agradável: vermelha-viva na vaca e no borrego, mais pálida no porco e acetinada na vitela.

5. Cheiro suave e agradável.

As carnes pré-embaladas devem ter um prazo de comercialização de cerca de 3 dias após a data de embalamento e 8 a partir de data de abate. Sempre que comprar a carne pré-embalada, confira a data de embalagem.

Quando fresca, a carne deteriora-se mais rapidamente. Por esta razão, não a deixe no frigorífico mais do que 2 a 3 dias. A temperatura deve estar entre os 0º e 2ºc .

A carne cozinhada também pode ser guardada no frigorífico, desde que não acompanhada de molho. Os molhos são preparados culinários susceptíveis de criar microrganismos, como tal não guarde mais do que 24 horas.

A carne pode ser congelada. A gorda é capaz de resistir a congelação até 6 meses, enquanto a magra sustenta a congelação durante 1 ano.

Se for correctamente descongelada não perderá as vitaminas e nutrientes. Para que não perca a frescura nem endureça, deixa-a descongelar no frigorífico depois de retirar do congelador.

Nunca cometa o erro de acelerar a descongelação recorrendo à água corrente. A descongelação demasiado rápida intensifica a perda do suco da carne, que contém vitaminas e nutrientes. Este ato seca a carne.

Quando se trata de pequenas peças congeladas, o melhor é cozinhá-las ainda congeladas.

Nunca congele uma peça pela segunda vez porque apressará a deteoração da mesma. Antes de congelar, deve limpar bem de gorduras. Estas, por vezes, dão um sabor rançoso à carne, reduzindo o tempo de conservação.

Nenhum comentário: